- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Japão entrega nota de protesto à Coreia do Sul por ações perto de ilhotes disputados

© AP Photo / Lee Jin-manRochedos de Liancourt, também conhecidos como ilhas Dokdo na Coreia do Sul, ou ilhas Takeshima no Japão (foto de arquivo)
Rochedos de Liancourt, também conhecidos como ilhas Dokdo na Coreia do Sul, ou ilhas Takeshima no Japão (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2022
Nos siga no
Os dois países asiáticos disputam há décadas a posse de um grupo de ilhas a leste da península coreana, que o Japão afirma fazerem parte de sua zona econômica exclusiva.
O governo do Japão enviou uma nota de protesto à Coreia do Sul depois que um dos navios de patrulha da sua Guarda Costeira detectou na quinta-feira (18) um navio sul-coreano estendendo um cabo perto dos disputados Rochedos de Liancourt, de acordo com a emissora japonesa NHK.
O navio da Coreia do Sul participava de um estudo oceanográfico nos ilhotes a leste da península coreana, também chamados ilhas Takeshima, atividades que Tóquio demandou cessar.
Soldado do Exército da Coreia do Sul discursa durante Exposição Internacional Aeroespacial e de Defesa (ADEX, na sigla em inglês), na capital sul-coreana, Seul - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2021
Panorama internacional
Coreia do Sul realiza exercícios militares na área de disputa com o Japão, relata fonte
"Se uma pesquisa científica marinha está sendo realizada na nossa zona econômica exclusiva sem o consentimento prévio, isto é inaceitável e deve ser interrompido imediatamente", criticou Takehiro Funakoshi, diretor-geral do Escritório da Ásia-Oceania do Ministério das Relações Exteriores do Japão, falando a Kim Yong-gil, vice-chefe da embaixada da Coreia do Sul em Tóquio.
Em 29 de maio o Japão entregou um protesto diplomático à Coreia do Sul por uma semelhante pesquisa oceanográfica nesses ilhotes.
Seul e Tóquio disputam o território desde 1945, quando a Coreia foi libertada do domínio imperial do Japão. Os Rochedos de Liancourt são controlados atualmente por um pequeno destacamento policial sul-coreano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала