- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Sul realiza exercícios militares na área de disputa com o Japão, relata fonte

© AFP 2023 / ANTHONY WALLACESoldado do Exército da Coreia do Sul discursa durante Exposição Internacional Aeroespacial e de Defesa (ADEX, na sigla em inglês), na capital sul-coreana, Seul
Soldado do Exército da Coreia do Sul discursa durante Exposição Internacional Aeroespacial e de Defesa (ADEX, na sigla em inglês), na capital sul-coreana, Seul - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2021
Nos siga no
A Coreia do Sul realizou na semana passada exercícios militares na área de disputa com o Japão, nas rochas de Liancourt, conhecidas como Dokdo (Ilhas Solitárias) pelos coreanos e como Takeshima (Ilhas do Bambu) pelos japoneses, a Agência de Notícias Yonhap informou, citando uma fonte militar.

"[Os militares sul-coreanos] conduziram o exercício na semana passada", disse uma fonte militar à Agência de Notícias Yonhap.

A fonte acrescentou que os exercícios militares foram conduzidos com total discrição, com o destacamento da Marinha, da Guarda Costeira e da Força Aérea nas águas próximas aos territórios em disputa.
A agência especifica que a fonte reportou sob condição de anonimato.
A comunicação social acrescenta que não houve aterragem nas ilhas ou incursão de tropas por via aérea, o exercício foi realizado no mar e através de simulações em computador para evitar a propagação do COVID-19 durante os treinos.
Japão horrorizado após exercícios militares sul-coreanos em ilhotas disputadas
O Ministério da Defesa e a Marinha sul-coreana não confirmaram se os exercícios foram realizados, segundo a agência.
A Coreia do Sul tem conduzido exercícios militares nas ilhas Dokdo desde 1986. Entretanto, foi a partir de 2003 que eles passaram a ser realizados regularmente, ocorrendo geralmente duas vezes por ano.
A última vez que a Coreia do Sul realizou essas manobras foi em junho, e Tóquio, em protesto, cancelou uma reunião entre o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o então primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga em frente à cúpula do G7 no Reino Unido.
Membros das Forças de Autodefesa do Japão (JSDF, em inglês) ouvem o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, não retratado, durante uma revisão no acampamento Asaka da Força de Autodefesa Terrestre do Japão (JGSDF, no inglês) em Tóquio, 27 de novembro de 2021  - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2021
Panorama internacional
Mídia revela manobras do Japão para impedir invasão de ilhas disputadas por 'forças estrangeiras'
O grupo de ilhas Dokdo (em japonês, Takeshima) está localizado entre o Japão e a Coreia do Sul no mar do Japão. Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas se tornaram coreanas.
O Japão a qualificou como "ocupação ilegal" e considera as ilhas como parte de seu território e propôs à Coreia levar a disputa pelas ilhas ao Tribunal Internacional de Justiça.
A Coreia do Sul argumenta que não há disputa sobre as ilhas Dokdo porque são histórica, geográfica e legalmente território coreano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала