Israel deve 'erradicar qualquer vestígio do entrincheiramento militar iraniano na Síria'

© AFP 2023 / JALAA MAREYSoldados de Israel nas Colinas de Golã
Soldados de Israel nas Colinas de Golã - Sputnik Brasil
Nos siga no
As tensões entre Israel e o Irã se agravaram significativamente depois que Tel Aviv lançou dezenas de mísseis contra alegadas posições iranianas na Síria em resposta a um suposto ataque das forças iranianas a partir de território sírio.

Yoav Gallant, membro do gabinete de segurança do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está disposto a erradicar a presença militar iraniana na Síria.

"Surgiu uma oportunidade de Israel expulsar o Irã da Síria e nós aproveitamos esta oportunidade. Temos de malhar o ferro enquanto este está quente e erradicar qualquer vestígio de entrincheiramento militar iraniano na Síria. Colocaremos o génio iraniano de volta na garrafa", disse ele.

Soldado norte-americano na Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
EUA temem que Irã capture sua base na Síria?
Segundo o ministro, o Irã é "uma nação imperialista" entrincheirada no Iêmen, Iraque, Síria e Líbano "para nos cercar e criar uma guerra de desgaste entre nós e os árabes".

Ao mesmo tempo, Gallant sugeriu que Teerã terá criado dificuldades para o próprio Irã.

"A economia iraniana está em mau estado, há debates internos no Irã. Muitos entendem que o enfoque na exportação do terrorismo e criação de armas nucleares significa a utilização dos recursos de dez milhões residentes [do Irã] que precisam viver", acrescentou ele.

Manifestantes palestinos correm para se proteger de bombas de gás lacrimogêneo disparadas por soldados israelenses durante confrontos em Gaza (arquivo) - Sputnik Brasil
Forças de segurança de Israel fecham passagem da Faixa de Gaza
Em 9 de maio o exército israelense afirmou que as forças al-Quds do Irã alegadamente instaladas na Síria lançaram cerca de 20 mísseis em direção às posições de fronteira israelenses nas Colinas de Golã.

O Irã tem negado repetidamente a presença de suas tropas na Síria e afirmou que não esteve envolvido nos ataques contra Israel, mas admitiu ter enviado seus conselheiros militares para ajudarem o governo sírio no combate aos terroristas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала