Panorama internacional

CSNU rejeita emenda russa e chinesa à resolução contra armas nucleares no espaço

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) rejeitou, na tarde desta quarta-feira (24), a emenda russa e chinesa à resolução contra armas nucleares no espaço.
Sputnik
O CSNU não conseguiu adotar uma alteração promovida pela Rússia e pela China, que procurava expandir a proibição de colocar qualquer tipo de arma no espaço, em vez de apenas armas de destruição em massa, como proposto pelos Estados Unidos e pelo Japão, informou um correspondente da Sputnik.
Panorama internacional
'Fim do derramamento de sangue': Rússia critica posição do CSNU de ignorar ataque a consulado
A emenda falhou por sete votos a sete, com a abstenção de um membro.

Se fosse adotada, a alteração exigiria que os Estados "tomassem medidas urgentes para evitar para sempre a transformação do espaço sideral em armas e a ameaça ou o uso da força no espaço sideral, do espaço contra a Terra e da Terra contra objetos no espaço".

Rússia rejeita projeto dos EUA

Após a rejeição de sua emenda, a Rússia então bloqueou o projeto de resolução patrocinado pelos EUA e pelo Japão que instaria contra o desenvolvimento de armas nucleares ou outros tipos de armas de destruição em massa especificamente projetadas para serem colocadas em órbita, explicou o correspondente da Sputnik.
Treze membros do CSNU votaram a favor, enquanto a China se absteve.
De acordo com o representante russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya, o projeto de resolução apoiado por EUA e Japão representava, na prática, o encobrimento para um plano astuto do Ocidente.
"No entanto, por trás dessa folha de figueira, havia um plano astuto que foi arquitetado pelos nossos colegas ocidentais", disse Nebenzya ao CSNU antes da votação do projeto de resolução.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar