Panorama internacional

Gazprom diz que 'trabalho está em andamento' para ligar redes de gás oriental e ocidental da Rússia

Nesta terça-feira (23), a Gazprom informou que trabalhos para realizar novas ligações entre suas redes de gasodutos leste e oeste estão acontecendo, após o lançamento da construção de um gasoduto de 800 quilômetros no extremo leste da Rússia no mês passado.
Sputnik
Há um tempo que Moscou procura ligar a sua vasta rede de gás ocidental, que serve a Europa, à sua rede de gasodutos oriental, ainda em desenvolvimento. A capacidade de redirecionar os fluxos de gás é vista como muito fundamental para ampliação de fornecimento da Gazprom.
O gasoduto Belogorsk-Khabarovsk foi concebido para ligar o Power of Sibéria, com destino à China, à ligação existente Sakhalin-Khabarovsk-Vladivostok.

"Estão em andamento trabalhos de projeto e pesquisa em outros [conectores]", disse a empresa, sem dar mais detalhes.

A Rússia procura aumentar as exportações de gás por gasoduto para a China através da construção do gasoduto Power of Siberia 2, que foi concebido para transportar 50 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano da região de Yamal, no norte da Rússia, para o território chinês, através da Mongólia.
Panorama internacional
Gazprom eleva suprimentos de gás para a China a novos recordes
Contudo, Moscou e Pequim ainda não chegaram a um acordo sobre termos-chave, especialmente sobre o preço do gás, relata a Reuters.
Em fevereiro, o gabinete do primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani, a gigante de gás russa para desenvolver o campo de Nasiriyah, localizado ao sul do país, conforme noticiado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar