Panorama internacional

Moscou vai ignorar conferência na Suíça sobre 'fórmula de Zelensky' para a paz, diz Zakharova

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, confirmou nesta quinta-feira (11) que Moscou não participaria de uma reunião na "fórmula" do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, na Suíça.
Sputnik
Na quarta-feira (10), a Suíça confirmou a realização da conferência sobre a paz na Ucrânia, no resort de Burgenstock, nos dias 15 e 16 de junho. O ministro das Relações Exteriores da Suíça, Ignazio Cassis, disse que a Rússia não participará da primeira conferência.
"Gostaria de impedir outra onda de especulações sobre as supostas opções de participação da Rússia em outra reunião sobre a 'fórmula Zelensky'. A Rússia não participará e não planejava fazê-lo. Já dissemos isso muitas vezes", disse Zakharova no Telegram.
A representante oficial do MRE russo disse, em resposta por escrito, que a Rússia não tinha confiança na Suíça, um apoiador do governo ucraniano que implementou várias rodadas de sanções da União Europeia contra a Rússia.
Panorama internacional
'Ato de terrorismo nuclear', diz Zakharova sobre ataques ucranianos à usina de Zaporozhie

"Nessas circunstâncias, a Suíça não pode ser um anfitrião neutro por definição, muito menos um mediador", disse Zakharova.

Ela comparou a próxima conferência à reunião de Copenhague também sobre a Ucrânia, realizada em junho do ano passado, que tentou promover a chamada fórmula de paz de Zelensky, um plano de dez pontos que se baseia na ambição de Kiev de reverter os ganhos territoriais da Rússia. A reunião não produziu avanços.
"Ao mesmo tempo que finge agir por uma boa causa, a Suíça tenta promover a fórmula de Zelensky e impulsionar um processo reformulado de Copenhague. Qualquer evento que ignore a posição da Rússia e se baseie no ultimato da 'fórmula de Zelensky' é inútil e desligado da realidade", ponderou.
Zakharova argumentou que a afirmação dos organizadores de que iriam procurar um entendimento comum entre os países participantes era uma ação "ardil", porque a fórmula de paz de Kiev não deixava espaço para outros compromissos e ignorava completamente as iniciativas de paz apresentadas pelo Sul Global.
"O Ocidente precisa que o Sul Global participe da 'conferência' apenas para aumentar a alavancagem de um 'ultimado coletivo' que será emitido à Rússia. Esperamos que os nossos parceiros na Ásia, África e América Latina permaneçam vigilantes e evitem ser arrastados para outra escapada anti-Rússia", alertou a representante oficial do MRE russo.
São esperados cerca de 120 líderes mundiais no encontro no resort alpino de Burgenstock, nos arredores da cidade de Lucerna. O objetivo declarado da Suíça é estabelecer um fórum para o diálogo de alto nível sobre formas de alcançar uma paz duradoura para a Ucrânia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar