Panorama internacional

Exportações de petróleo russo para a Ásia-Pacífico aumentam para 80% em 2023

Cerca de 80% das exportações de petróleo russas se destinaram aos mercados da Ásia-Pacífico em 2023, informou o vice-primeiro-ministro Aleksandr Novak.
Sputnik
"No total, mais de 80% do petróleo russo foi exportado para países da Ásia-Pacífico", destacou o vice-chefe do governo em um artigo para a revista Energy Policy.
Novak sublinhou que as petrolíferas russas conseguiram reorientar completamente as suas exportações para os mercados da referida região após a "guerra de sanções" declarada pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE).
Em particular, observou ele, as empresas russas exportaram 35% de combustíveis e outros derivados de petróleo para os países da Ásia-Pacífico no ano anterior. Segundo dados oficiais, as empresas petrolíferas russas enviaram quase 200 milhões de toneladas de petróleo bruto para os países da Ásia-Pacífico em 2023.
Os Estados da UE deixaram de adquirir petróleo da Rússia por via marítima em fevereiro de 2022 devido à crise ucraniana, no entanto, continuam a importar petróleo bruto russo através do famoso oleoduto Druzhba.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar