- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exportações de petróleo russo para a Ásia-Pacífico aumentam para 80% em 2023

© Sputnik / Maksim BogodvidMacacos de bomba em campo de petróleo de propriedade da empresa russa Tatneft, perto de Almetyevsk, na república do Tatarstão, Rússia
Macacos de bomba em campo de petróleo de propriedade da empresa russa Tatneft, perto de Almetyevsk, na república do Tatarstão, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
Cerca de 80% das exportações de petróleo russas se destinaram aos mercados da Ásia-Pacífico em 2023, informou o vice-primeiro-ministro Aleksandr Novak.
"No total, mais de 80% do petróleo russo foi exportado para países da Ásia-Pacífico", destacou o vice-chefe do governo em um artigo para a revista Energy Policy.
Novak sublinhou que as petrolíferas russas conseguiram reorientar completamente as suas exportações para os mercados da referida região após a "guerra de sanções" declarada pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE).
Em particular, observou ele, as empresas russas exportaram 35% de combustíveis e outros derivados de petróleo para os países da Ásia-Pacífico no ano anterior. Segundo dados oficiais, as empresas petrolíferas russas enviaram quase 200 milhões de toneladas de petróleo bruto para os países da Ásia-Pacífico em 2023.
Os Estados da UE deixaram de adquirir petróleo da Rússia por via marítima em fevereiro de 2022 devido à crise ucraniana, no entanto, continuam a importar petróleo bruto russo através do famoso oleoduto Druzhba.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала