Panorama internacional

Cota-parte do petróleo na economia da Arábia Saudita cai para 50%, diz Ministério da Economia

O Ministério da Economia e Planejamento saudita divulgou dados sobre o desempenho da economia do país em 2023, que revelam uma contribuição crescente dos setores não petrolíferos.
Sputnik
A participação do setor não petrolífero na estrutura do PIB da Arábia Saudita em 2023 atingiu o maior valor da história do reino, informou o Ministério da Economia e Planejamento do país na rede social X.
"A economia não petrolífera do reino atingiu 1,7 trilhão de riais sauditas [R$ 2,27 trilhões], impulsionada pelo crescimento contínuo das contribuições dos investimentos, consumo e exportações", disse o ministério em um comunicado de quinta-feira (14).
Assim, o investimento não governamental no setor não petrolífero aumentou 57%, para 959 bilhões de riais (R$ 1,28 trilhão) nos últimos dois anos.
Panorama internacional
O dilema de Riad: o que explica a demora da Arábia Saudita em dizer sim aos BRICS?
De acordo com o ministério, setores como serviços sociais (saúde, educação) e atividades de entretenimento apresentaram um crescimento de 10,8% no ano passado, os de transporte e comunicações inncrementaram 7,3%, e os de comércio, restaurantes e hotéis subiram 7%.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar