Operação militar especial russa

Rússia melhora posição tática em Kupyansk, repele 5 ataques e elimina artilharia dos EUA, diz MD

Tropas da Ucrânia perderam no último dia na direção de Donetsk até 300 militares, dois tanques e dois veículos blindados de transporte, informou nesta terça-feira (5) o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
Além disso, no decorrer da luta contrabateria as forças ucranianas perderam um obuseiro M198 de produção dos EUA, um sistema de lançamento múltiplo de foguetes Grad e duas peças de artilharia autopropulsadas Gvozdika.
Na direção de Kupyansk as tropas russas melhoraram suas posições táticas e repeliram cinco ataques da infantaria motorizada da Ucrânia, as unidades do Exército de Kiev perderam cerca de 30 soldados, um sistema de artilharia M777 dos EUA, uma peça de artilharia Krab de fabricação polonesa e uma unidade de artilharia autopropulsada Gvozdika.
No decorrer da operação militar especial a Rússia atingiu nas últimas 24 horas lançadores de mísseis antiaéreos S-300 e Buk das forças ucranianas na República Popular de Donetsk.

De acordo com a entidade militar russa, na direção de Avdeevka as forças ucranianas perderam até 500 combatentes, quatro veículos blindados de combate, incluindo um veículo de combate de infantaria Bradley e um veículo blindado de transporte M113 dos EUA, quatro carros e um obuseiro D-30.

Na direção sul de Donetsk as forças russas atingiram equipamentos militares e contingente de duas brigadas ucranianas, o adversário perdeu até 230 militares, dois tanques, dois veículos blindados de combate, bem como um sistema de mísseis antiaéreos Stormer de produção britânica.
Panorama internacional
Especialista militar destaca os 'muitos pontos fracos' dos tanques Abrams fornecidos a Ucrânia
A defesa antiaérea da Rússia derrubou no último dia um caça ucraniano MiG-29, 112 veículos aéreos não tripulados e quatro projéteis de sistema de lançamento múltiplo de foguetes Himars.
No total, desde o início da operação militar especial, a Ucrânia perdeu 576 aviões, 267 helicópteros, 14.305 veículos aéreos não tripulados, 479 sistemas de defesa antiaérea, 15.360 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.233 lançadores múltiplos de foguetes, 8.299 peças de artilharia de campanha e morteiros e 19.365 unidades de veículos militares especiais, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.
Comentar