Panorama internacional

Estreia de Biden no TikTok: 'risos' ou preocupação com a segurança dos EUA?

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez a sua estreia no TikTok e causou polêmica no país. A plataforma chinesa é considerada por Washington um risco à segurança nacional. A medida faz parte do esforço democrata para garantir a reeleição de Biden.
Sputnik
O vídeo foi postado no último domingo (11), durante o Super Bowl, e quer alcançar eleitores norte-americanos jovens com o uso de um meme popular no país, que traz um alter ego de Biden com olhos de laser.
Porém a estratégia provocou críticas, principalmente entre os republicanos, que alertaram que o uso do aplicativo é proibido diante do temor de Pequim colher dados sobre o país.

"Ainda existem preocupações com a segurança nacional sobre o uso do TikTok em dispositivos governamentais, e não houve alteração nessa política", admitiu o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, a repórteres após repetidas perguntas sobre o assunto.

A Casa Branca disse ainda que as regras eleitorais a impediam de comentar formalmente assuntos de campanha, mas enfatizou que estava ciente dos temores de que plataformas como o TikTok pudessem disseminar desinformação. "É uma preocupação que temos", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.
Panorama internacional
Candidato ao Senado dos EUA questiona sanidade de Biden: segurança nacional está 'em jogo'

Ferramenta de propaganda

De propriedade da empresa chinesa ByteDance, o TikTok é acusado por políticos norte-americanos de ser uma ferramenta de propaganda utilizada em larga escala por Pequim, o que é negado oficialmente pela responsável.
Mesmo assim, as preocupações "não impediram a campanha de Biden de aderir ao aplicativo de propaganda perigoso do Partido Comunista Chinês", disse a senadora republicana Joni Ernst.

"O pânico é quando a campanha de Biden entra no TikTok depois que a Casa Branca proibiu o aplicativo […] há um ano", defendeu o representante republicano Darrell Issa.

A campanha de Biden iniciou ações na plataforma para enfrentar Donald Trump, que é popular nas redes sociais entre o público jovem. Também serão realizadas postagens para mostrar que as preocupações com Biden não são relevantes, mesmo com o relatório do conselho especial na última semana que descreveu o democrata como um "homem idoso bem-intencionado com uma memória ruim".
Panorama internacional
Joe Biden demonstra sinais claros de demência, diz médico norte-americano
No vídeo de domingo, Biden é mostrado de maneira descontraída em tópicos que vão desde política até o jogo do campeonato da NFL. "Eu estaria em apuros se lhe dissesse", brinca Biden quando perguntado sobre uma teoria da conspiração de direita de que o jogo teria sido manipulado para que a estrela pop Taylor Swift pudesse usar sua fama para endossar Biden.
Comentar