Panorama internacional

Médico de Obama pede testes de sanidade para Biden antes da eleição, diz mídia

Ronny Jackson, médico pessoal dos ex-presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama e Donald Trump, acredita que o presidente atual, Joe Biden, deveria passar por uma bateria completa de testes de sanidade antes de participar das próximas eleições presidenciais, conforme reportado pelo tabloide The New York Post.
Sputnik
Segundo publicou o jornal, Jackson afirmou que Biden "precisa de mais do que apenas um teste de triagem... Ele precisa de toda uma série de testes cognitivos, objetivos, documentados e comunicados ao povo americano por seu médico".
Apesar de ressaltar que não está afirmando que Biden sofre de alguma condição específica, como a doença de Alzheimer, Jackson associou os problemas cognitivos do presidente à sua idade avançada.
Ontem, em discurso feito na Casa Branca, o líder estadunidense tentou defender sua memória, mas se equivocou, referindo-se ao homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, como "presidente do México".
Panorama internacional
Biden confunde Britney Spears com Taylor Swift ao citar calor no Brasil em discurso nos EUA (VÍDEO)
Ele destacou que os lapsos de memória, erros e equívocos de Biden levantam preocupações sobre sua capacidade de liderar os EUA e tomar decisões cruciais, incluindo questões relacionadas à segurança nuclear e às relações internacionais.
Biden, que atualmente é o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, tem sido alvo de críticas tanto de seu antecessor, o republicano Donald Trump, quanto de membros de seu próprio partido.
Os frequentes deslizes e erros públicos do presidente têm gerado debates sobre sua aptidão para o cargo, com alguns democratas proeminentes sugerindo que ele deveria considerar não concorrer à reeleição devido à sua idade avançada.
Comentar