Panorama internacional

El Salvador: OEA descarta dúvidas sobre a vitória de Nayib Bukele na eleição presidencial

Chefe da Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) afirma que vantagem registrada por Bukele no pleito não deixa dúvidas sobre sua vitória.
Sputnik
Nesta segunda-feira (5), a OEA afirmou que a vitória de Nayib Bukele, com ampla vantagem sobre seus adversários nas eleições de El Salvador, não deixa margem para dúvidas. A informação foi dada por Isabel Saint Malo, que chefiou a MOE da OEA no país, em uma publicação na rede social X (antigo Twitter).

"A equipe da Missão de Observação está trabalhando ativamente para consolidar a informação e apresentar amanhã [terça-feira, 6] o relatório preliminar. A grande diferença entre Nayib Bukele e os outros candidatos não deixa dúvidas sobre os resultados eleitorais", escreveu Saint Malo.

Panorama internacional
'Método Bukele' pode ser aplicado em outros países latino-americanos?
De acordo com o mais recente informe do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) salvadorenho, Bukele teve 83% dos votos válidos, com 70% das urnas apuradas.
Na noite de domingo (4), ele se autodeclarou vitorioso no pleito, tendo como base pesquisas de boca de urna.

"Segundo nossos números, ganhamos a eleição presidencial com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 de 60 deputados da Assembleia [Legislativa]. O recorde em toda a história democrática do mundo", declarou Bukele.

Aproximadamente 6,2 milhões de salvadorenhos estavam aptos a votar no domingo nos mais de 1,5 mil locais de votação do país.
Comentar