Panorama internacional

Governo e oposição da Venezuela criarão comissão para verificar Acordos de Barbados

O chefe da delegação do governo venezuelano, Jorge Rodríguez, anunciou a criação de uma comissão para monitorar os Acordos de Barbados, assinados em outubro de 2023, em resposta a um pedido da Noruega.
Sputnik

"Em nosso esforço, na vontade do presidente [Nicolás] Maduro de permitir que os Acordos de Barbados avancem, respondemos à delegação da Noruega que a Venezuela está pronta para a formação da comissão de verificação e monitoramento", declarou Rodríguez durante uma coletiva de imprensa transmitida pela Venezolana de Televisión.

Rodríguez enfatizou que a delegação tem muito a apresentar à comissão e ressaltou a prontidão do governo para avançar na criação desse mecanismo de verificação.
Panorama internacional
Caracas: ataques americano-britânicos no Iêmen violam direito internacional e desestabilizam região
Recentemente, Caracas confirmou sua participação nas negociações com a oposição, apesar da desqualificação da candidata presidencial, María Corina Machado. Horas antes, o chefe da delegação da oposição, Gerardo Blyde, exigiu a revogação da desqualificação de Machado e anunciou que a Plataforma Unitária apresentaria um documento denunciando a "violação parcial" do acordo de Barbados à Noruega e aos países acompanhantes.
O governo e uma facção da oposição assinaram dois acordos parciais sobre direitos políticos e proteção de interesses vitais da nação, retomando o diálogo em Barbados em 17 de outubro de 2023. No documento, o governo se compromete a "rejeitar qualquer forma de violência contra a Venezuela, seu Estado e suas instituições".
Notícias do Brasil
Assessora de Carlos Bolsonaro pediu ajuda à Abin sobre investigações contra família do ex-presidente
Comentar