Panorama internacional

Comitê de Investigação russo diz de onde foi lançado míssil que abateu Il-76 com presos ucranianos

No local da queda, foram encontrados restos humanos que passarão por análise genética para identificação das vítimas. Entre as evidências, também estão documentos pertencentes a prisioneiros encontrados na área.
Sputnik
O local de lançamento de um míssil que derrubou o avião militar Il-76 que transportava prisioneiros de guerra ucranianos foi identificado, informou o Comitê de Investigação russo nesta sexta-feira (26).
"A investigação, com a ajuda de meios de radar para controle objetivo do espaço aéreo, estabeleceu que as armas de mísseis antiaéreos que atingiram o avião de transporte militar estavam localizadas na vila de Liptsy, na região de Carcóvia", afirmou o comitê em seu comunicado.
Na quarta-feira (24), o avião Il-76 com 65 prisioneiros de guerra ucranianos transportados para troca caiu na região de Belgorod, no oeste da Rússia, disse o Ministério da Defesa russo. Todos os prisioneiros de guerra morreram, junto a seis tripulantes e três acompanhantes militares a bordo da aeronave. O ministério acusou as forças ucranianas de derrubarem o avião.
Ontem (25), o representante permanente da Rússia na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Aleksandr Lukashevich, afirmou que "a Rússia exige levar à Justiça todos os responsáveis pela queda do avião Il-76", conforme noticiado.
"Exigimos que todos aqueles que cometem atos terroristas tão horríveis como a queda do avião Il-76 sejam condenados em termos fortes e levados à Justiça", declarou.
Também na quinta-feira (25), o Comitê de Investigação russo anunciou o início de um processo criminal após o abate do avião de transporte militar Il-76.
Comentar