Panorama internacional

Após Biden admitir que bombardeios não estão funcionando, houthis atacam mais um navio dos EUA

Militares do Ansar Allah, movimento xiita também conhecido como houthi, que controla o norte do Iêmen, anunciaram um novo ataque a um navio dos EUA. A ação militar ocorreu algumas horas depois de o presidente Joe Biden admitir que os bombardeios contra o grupo não estão funcionando.
Sputnik
Um navio-tanque estadunidense com bandeira das Ilhas Marshall foi abordado por quatro drones na costa do Iêmen, na altura da cidade de Al-Mukalla. O Ansar Allah assumiu a autoria do ataque.
Esta é a terceira incursão a um navio com a bandeira norte-americana após a coalizão ocidental liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido atacar posições do Ansar Allah na última semana. Na segunda (15) e na quarta-feira (17) o grupo atacou navios britânicos e norte-americanos no golfo de Áden com uma série de mísseis antinavio.
Panorama internacional
Houthis prometem converter Iêmen em 'cemitério dos americanos'
Desde a sexta-feira passada (12), a coalizão ocidental tem lançado investidas contra alvos houthis. O porta-voz do Ansar Allah, Yahya Saria, afirmou que, ao todo, os EUA e o Reino Unido já realizaram 73 ataques.
Apesar disso, o presidente dos EUA, Joe Biden, admitiu que a ação não está sendo suficiente. Na tarde desta quinta-feira (18), quando perguntado por um jornalista sobre se os bombardeios contra os houthis estavam funcionando, Biden respondeu: "Não. Mas vão continuar? Sim."
Comentar