Operação militar especial russa

Ucrânia: mãe de militar revela que Exército atira contra quem quer se render na linha de combate

Em mais uma denúncia de possíveis crimes cometidos pelas Forças Armadas da Ucrânia, que há quase dois anos atuam na operação militar especial russa, a mãe de uma militar contou à Sputnik que a filha e outros colegas foram chamados para se render durante um confronto, mas foram impedidos pelos próprios superiores.
Sputnik
Conforme o relato da ucraniana, há um bloqueio militar atrás das posições de quem está na linha de frente. O principal objetivo é atirar em soldados que tentassem deixar as fileiras de combate.

"Eles não se renderam apenas porque havia um bloqueio militar atrás deles, que simplesmente atiraria imediatamente. Se houvesse a oportunidade de se render, teriam se rendido", destacou a mãe da militar.

A militar atuava na região de Artyomovsk (Bakhmut, em ucraniano), e a mãe compartilhou a última conversa que teve com a filha, que morreu pouco depois. "Fomos muito enganados, e o Exército nos enganou muito, nos enganam a cada passo. Nos contam uma coisa, mas na realidade é outra. Não podemos contar com ninguém", disse a filha à mãe antes de falecer.

Relação das Forças Armadas com familiares é ruim

Além disso, a mãe da militar disse à Sputnik que a relação das autoridades ucranianas com familiares de soldados mortos ou desaparecidos é ruim. Antes da confirmação do óbito da filha, ela ficou algum tempo sem ser encontrada.

"O tratamento em relação aos parentes dos falecidos é como uma parede. Ou você está aqui ou não está. Se desapareceu sem deixar rastro, o problema é seu. Procure", compartilhou a mãe da militar falecida.

Panorama internacional
EUA não têm um 'pote mágico' com dinheiro para financiar a Ucrânia, diz secretário de Estado (VÍDEO)

Vantagem do Exército russo

O ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos George Beebeex disse nesta quarta-feira (17) que a vantagem da Rússia sobre as Forças Armadas da Ucrânia só vai aumentar e que as posições de negociação do Ocidente vão enfraquecer.
"Na minha opinião, os russos estão claramente ganhando. E suas vantagens apenas vão aumentar com o tempo, e não diminuir", opina o especialista. Ele acrescentou que o Exército russo é altamente eficaz em desgastar o potencial militar da Ucrânia.
Segundo o ex-analista da CIA, mais cedo ou mais tarde a defesa das forças ucranianas simplesmente entrará em colapso por causa das grandes perdas causadas pela Rússia. O colapso no front fará com que o Ocidente perca todas as oportunidades de assegurar "seus interesses" em Kiev.
Comentar