Panorama internacional

Uma Só China: Zakharova reitera posição russa após eleições em Taiwan

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, reiterou que Moscou segue reconhecendo Uma Só China, quando perguntada pela mídia sobre as eleições em Taiwan para a escolha do novo chefe administrativo.
Sputnik
"A posição da Rússia em relação a Taiwan é bem conhecida e consistente", disse Zakharova. Para embasar a resposta, a representante oficial do MRE listou documentos e acordos entre a Federação da Rússia e a República Popular da China.
Ela enfatizou que a posição russa está estabelecida conforme a Ordem Executiva Presidencial nº 1.072, de 15 de setembro de 1992, sobre as Relações entre a Federação da Rússia e Taiwan.

"Esta posição também está estabelecida nos principais documentos que regem as relações Rússia-China, principalmente no artigo 5 do Tratado russo-chinês sobre relações de vizinhança, amizade e cooperação entre a Federação da Rússia e a República Popular da China, datado de 16 de julho de 2001", disse.

Zakharova destacou ainda que, recentemente, os acordos foram reafirmados em uma declaração conjunta entre Rússia e China, assinada pelos líderes dos dois países em março de 2023, durante a visita de Xi Jinping à Rússia.
"Acreditamos que as relações entre as duas partes em Taiwan constituem um assunto interno da China", acrescentou Zakharova, que aproveitou para dizer que a tentativa de alguns países de utilizar as eleições de Taiwan para tentar pressionar Pequim deveriam ser condenadas pela comunidade internacional.
Panorama internacional
Lai Ching-te, do atual partido no poder, vence as eleições em Taiwan
Comentar