Panorama internacional

Coreia do Norte dispara 200 projéteis contra ilhas no mar Amarelo, há evacuações, diz Coreia do Sul

Seul anunciou uma "provocação" de Pyongyang, após relatar um incidente com as forças norte-coreanas nas ilhas sul-coreanas Yeonpyeong, localizadas no mar Amarelo.
Sputnik
A Coreia do Sul anunciou a evacuação das ilhas Yeonpyeong no mar Amarelo devido a uma possível "provocação" da Coreia do Norte, informa nesta sexta-feira (5) a agência sul-coreana Yonhap.
De acordo com a agência, a administração do distrito de Yeonpyeong da cidade de Incheon, que é responsável pelo grupo de ilhas Yeonpyeong, anunciou a evacuação dos residentes duas vezes, às 12h02 e 12h30 no horário local (00h02 e 00h30, respectivamente, no horário de Brasília), a pedido dos militares.
Representantes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disseram aos jornalistas que a Coreia do Norte "disparou cerca de 200 tiros perto de Yeonpyeong". Não foram relatadas vítimas.
Panorama internacional
Kim Jong-un considera impossível a reunificação com a Coreia do Sul devido a sua atitude hostil
A área das ilhas, onde vivem cerca de 2.100 pessoas, tem planejados a partir das 15h00 no horário local (03h00, no horário de Moscou) exercícios dos fuzileiros navais do Exército sul-coreano.
Yeonpyeong já foi alvo de um conflito em novembro de 2010, quando a artilharia norte-coreana abriu fogo contra as ilhas, disparando 170 projéteis. Como resultado do incidente morreram dois fuzileiros navais e dois civis, e mais de uma dúzia de soldados e vários moradores locais ficaram feridos. Na época foram ainda registrados danos materiais significativos à infraestrutura das ilhas.
Os militares sul-coreanos então responderam ao fogo, matando um militar e ferindo outros dois, disse Pyongyang. Já de acordo com Seul, entre cinco e dez soldados do Exército Popular Coreano foram mortos e pelo menos 30 ficaram feridos.
Comentar