- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte dispara 200 projéteis contra ilhas no mar Amarelo, há evacuações, diz Coreia do Sul

© AFP 2023 / Ed JonesPanorama da ilha de Yeonpyeong, perto da fronteira marítima com a Coreia do Norte, 24 de abril de 2018
Panorama da ilha de Yeonpyeong, perto da fronteira marítima com a Coreia do Norte, 24 de abril de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2024
Nos siga no
Seul anunciou uma "provocação" de Pyongyang, após relatar um incidente com as forças norte-coreanas nas ilhas sul-coreanas Yeonpyeong, localizadas no mar Amarelo.
A Coreia do Sul anunciou a evacuação das ilhas Yeonpyeong no mar Amarelo devido a uma possível "provocação" da Coreia do Norte, informa nesta sexta-feira (5) a agência sul-coreana Yonhap.
De acordo com a agência, a administração do distrito de Yeonpyeong da cidade de Incheon, que é responsável pelo grupo de ilhas Yeonpyeong, anunciou a evacuação dos residentes duas vezes, às 12h02 e 12h30 no horário local (00h02 e 00h30, respectivamente, no horário de Brasília), a pedido dos militares.
Representantes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disseram aos jornalistas que a Coreia do Norte "disparou cerca de 200 tiros perto de Yeonpyeong". Não foram relatadas vítimas.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante sua reunião no Cosmódromo de Vostochny, na região de Amur, em 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023
Panorama internacional
Kim Jong-un considera impossível a reunificação com a Coreia do Sul devido a sua atitude hostil
A área das ilhas, onde vivem cerca de 2.100 pessoas, tem planejados a partir das 15h00 no horário local (03h00, no horário de Moscou) exercícios dos fuzileiros navais do Exército sul-coreano.
Yeonpyeong já foi alvo de um conflito em novembro de 2010, quando a artilharia norte-coreana abriu fogo contra as ilhas, disparando 170 projéteis. Como resultado do incidente morreram dois fuzileiros navais e dois civis, e mais de uma dúzia de soldados e vários moradores locais ficaram feridos. Na época foram ainda registrados danos materiais significativos à infraestrutura das ilhas.
Os militares sul-coreanos então responderam ao fogo, matando um militar e ferindo outros dois, disse Pyongyang. Já de acordo com Seul, entre cinco e dez soldados do Exército Popular Coreano foram mortos e pelo menos 30 ficaram feridos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала