Panorama internacional

Boeing pede inspeção de mais de 1.000 aviões 737 MAX para encontrar parafusos soltos

A empresa de aviação explicou que o "problema identificado" no avião foi corrigido, mas pediu aos operadores que verificassem a possível existência de parafusos soltos nesses modelos.
Sputnik
A montadora norte-americana Boeing está solicitando a todas as companhias aéreas que inspecionem os aviões 737 MAX para encontrar um "possível parafuso solto" no sistema de controle do leme.
"Em consulta com a FAA [Administração Federal de Aviação dos EUA, na sigla em inglês], a Boeing emitiu uma Mensagem para Múltiplos Operadores (MOM) pedindo aos operadores de aviões de corredor único mais novos que inspecionem os tirantes que controlam o movimento do leme para verificar se há algum material solto", disse a FAA em seu comunicado.
"A Boeing recomendou as inspeções depois que um operador internacional descobriu um parafuso solto enquanto realizava manutenção rotineira em um mecanismo na ligação de controle do leme", escreveu a FAA.
A FAA emitiu na quinta-feira (28) uma declaração em que indicou que estava "monitorando de perto" as inspeções.
Panorama internacional
Avião Boeing 737 MAX sofre atrasos na entrega em meio ao crescimento do setor
O leme de uma aeronave ajuda a controlá-la e estabilizá-la durante o voo. De acordo com a Boeing, as inspeções levarão cerca de duas horas por aeronave. Pelo menos 1.370 aeronaves em serviço em todo o mundo serão agora inspecionadas.
"O problema identificado na aeronave em questão foi corrigido [...] Como precaução extra, recomendamos que os operadores verifiquem suas aeronaves 737 MAX e nos informem sobre quaisquer descobertas", apelou um porta-voz da Boeing em um comunicado.
"A FAA considerará outras ações com base em quaisquer novas descobertas de hardware solto ou em falta", disse a agência.
A Boeing tem tido problemas com seu modelo 737 MAX. 189 pessoas morreram em outubro de 2018 quando um novo Boeing 737 MAX 8 caiu na costa da Indonésia. Seis meses depois, 157 pessoas morreram quando outra aeronave desse modelo caiu apenas alguns minutos após o início de um voo sobre a Etiópia.
Comentar