Panorama internacional

Rússia: sanções dos EUA 'corroem' status do dólar e reforçam divisão artificial do mercado

Os EUA tentam intimidar os parceiros da Rússia com novos pacotes de sanções e destroem oportunidades para restaurar o diálogo com Moscou sobre as posições onde isso é ainda possível, declarou o embaixador russo em Washington Anatoly Antonov.
Sputnik
"As fantasias sancionatórias de Washington causam danos adicionais às relações bilaterais. Na essência, elas estão negando a possibilidade de restaurar um diálogo mutuamente respeitoso entre grandes potências sobre a pequena lista de tópicos onde a Rússia e os EUA ainda poderiam falar com posições próximas", disse Antonov.

O embaixador observou que Washington está demonstrando persistentemente seu desejo de infligir uma derrota estratégica à Rússia, inclusive na esfera econômica, "imprimindo cada vez mais restrições em tentativas fúteis de criar obstáculos ao desenvolvimento progressivo da economia nacional e estorvar a operação militar especial".

Panorama internacional
Mídia dos EUA: derrota política da Ucrânia seria 'mais alarmante' do que seu fracasso militar
Ao mesmo tempo, Antonov disse que a maioria das sanções anunciadas pelo Ministério das Finanças dos EUA afetam organizações em países "terceiros".
"É como se os americanos não entendessem ou não quisessem entender que suas ações imprudentes reforçam a divisão artificial do mercado mundial. 'Corroem' o status da jurisdição do dólar aos olhos do Sul Global e de seus próprios satélites", concluiu o embaixador.
Comentar