Panorama internacional

Hamas pede investigação sobre 'execuções sumárias' atribuídas a Israel

O grupo militante palestino Hamas pediu neste sábado (23) uma investigação internacional acerca das "execuções sumárias" que as Forças de Defesa de Israel (FDI) estariam cometendo na Faixa de Gaza.
Sputnik
Em seu comunicado, o Hamas afirmou ter coletado relatos que demonstram que "o Exército israelense realizou a execução sumária de 137 civis palestinos" no norte da Faixa de Gaza desde o início da ofensiva terrestre.
Na última quarta feira (20), o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) relatou em um documento oficial a execução sumária de pelo menos 11 homens palestinos desarmados na frente de seus familiares no bairro de Al Remal, na cidade de Gaza.
Segundo a ONU, a prática consiste em um crime de guerra.
"Enquanto controlavam o edifício e os civis ali abrigados, as FDI supostamente separaram os homens das mulheres e crianças e, em seguida, atiraram e mataram pelo menos 11 dos homens, a maioria com idade entre 20 e 30 anos, na frente de seus familiares", diz o relatório.
"O ACNUDH confirmou os assassinatos no edifício Al Awda, embora os detalhes e as circunstâncias dos assassinatos ainda estejam sob verificação. As FDI não divulgou nenhuma informação sobre o incidente", conclui.
Comentar