Panorama internacional

Navio humanitário com trigo da Rússia chega à Somália; mais estão a caminho da África (FOTOS, VÍDEO)

Na quinta-feira (30), chegou à Somália um navio com ajuda humanitária de trigo. Espera-se que mais remessas sejam entregues a esse país e a outros da África.
Sputnik
Um navio transportando 25.000 toneladas de trigo de ajuda humanitária da Rússia chegou na quinta-feira (30) à capital da Somália, Mogadíscio, informou a agência somaliana Sonna.
"A Somália recebeu uma remessa de ajuda muito necessária de 25.000 toneladas [de trigo] da Rússia para lidar com as [consequências das] inundações no país. A remessa de ajuda [...] foi entregue à Agência de Gestão de Desastres da Somália (SoDMA [na sigla em inglês])", comunica a Sonna.
A agência refere que várias autoridades, incluindo Ahmed Fiqi, ministro do Interior da Somália, receberam o navio na cerimônia de chegada, enquanto a carga foi oficialmente entregue por Mikhail Golovanov, embaixador da Rússia na Somália e no Djibuti. O governo da Somália deu as boas-vindas à ajuda russa e expressou gratidão pelo apoio.
A Somália espera ainda receber apoio adicional da Rússia para combater os efeitos das enchentes.
Outro navio com trigo de ajuda humanitária russa já partiu para Burkina Faso. Além disso, a Rússia enviará navios para a Eritreia, Mali, a República Centro-Africana (RCA) e Zimbábue até o final de 2023, anunciou durante uma exposição agrícola recente Dmitry Patrushev, ministro da Agricultura da Rússia.
A intenção da Rússia de enviar grãos gratuitamente como ajuda humanitária a seis países africanos da lista do Programa Mundial de Alimentos foi anunciada em julho pelo presidente russo Vladimir Putin, durante a Cúpula Rússia-África.
Comentar