Panorama internacional

López Obrador pede ao Senado do México que libere entrada de militares dos EUA no país

O presidente do México solicitou permissão ao Senado do seu país para permitir que um grupo de militares norte-americano treine forças especiais mexicanas no início de 2024.
Sputnik
O anúncio publicado ontem (28) no site do Senado mexicano afirma que o presidente Andrés Manuel López Obrador solicitou permissão para que 11 militares dos Estados Unidos participassem de um programa chamado Fortalecimento das Capacidades das Forças Especiais do Ministério da Defesa.
O programa de treinamento acontecerá em um centro de treinamento militar no sudeste da Cidade do México entre 23 de janeiro e 21 de março de 2024, segundo o aviso do Senado, que também incluiu uma cópia da carta enviada por López Obrador.
A carta, relata a agência Reuters, foi datada de 22 de novembro, menos de uma semana após ele se encontrar com o presidente dos EUA, Joe Biden, às margens da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
A presença de militares estadunidenses em solo mexicano tem sido uma questão delicada no México, que perdeu grande parte do seu território para os Estados Unidos devido à guerra na década de 1840, e também sofreu incursões militares dos EUA no início do século XX.
Panorama internacional
'Se EUA encontrarem uma razão para justificar invasão do México, eles o farão', diz analista
Em março deste ano, líderes republicanos pediram intervenção militar dos EUA no México ao argumentarem que o país mexicano abriga traficantes de drogas, especialmente os casos envolvendo fentanil.
Na época, López Obrador chegou a escrever ao presidente da China, Xi Jinping, reclamando sobre a interferência dos legisladores americanos nos assuntos mexicanos, conforme noticiado.
Comentar