- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em carta, López Obrador pede ajuda a Xi Jinping no combate às drogas e cita interferência dos EUA

© AP Photo / Fernando LlanoO presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador fala durante a Cúpula da América do Norte, no Palácio Nacional da Cidade do México, 10 de janeiro de 2023
O presidente mexicano Andrés Manuel Lopez Obrador fala durante a Cúpula da América do Norte, no Palácio Nacional da Cidade do México, 10 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2023
Nos siga no
Em uma carta enviada por Andrés Manuel López Obrador ao seu homólogo chinês, Xi Jinping, o líder mexicano pede ajuda à China para que se tenha maior controle das remessas de opioide sintético e menciona interferência de políticos americanos no México.
O presidente mexicano leu a carta enviada a Xi em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (4) na qual defendeu os esforços de seu país para conter o tráfico da letal da droga fetanil diante das críticas dos Estados Unidos.
Autoridades americanas e mexicanas argumentam que os ingredientes usados ​​para fazer o fentanil são enviados principalmente da Ásia, mas López Obrador argumenta que o México não é um centro de produção da droga, reporta a Reuters.
Seringas de fentanil usadas em um contentor de Washington, EUA, 21 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2023
Panorama internacional
Pequim: EUA devem refletir sobre seus problemas com drogas em vez de acusar a China de as traficar
Nas últimas semanas, norte-americanos, principalmente republicanos, apontam que a substância em questão está elevando o número de mortes por overdose nos EUA, e os legisladores acusaram o governo mexicano de não fazer o suficiente para impedir que os cartéis de drogas traficassem o poderoso analgésico para o território estadunidense.
Os políticos chegaram a citar uma intervenção militar norte-americana no México para conter os carteis.
No documento, López Obrador reclamou a Xi sobre a interferência dos legisladores americanos nos assuntos mexicanos.
"Viemos até você, presidente Xi Jinping, não para pedir seu apoio diante dessas ameaças rudes, mas para solicitar que, por razões humanitárias, você nos ajude a controlar as remessas de fentanil que podem ser enviadas da China para o nosso país", escreveu.
O líder mexicano também perguntou a Xi se ele poderia fornecer ao México informações sobre quando, onde e quanto fentanil estava sendo enviado pelo Pacífico e por quem, relata a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала