Panorama internacional

Destróier dos EUA entra na mira de mísseis após apreensão de navio-tanque ligado a Israel

A embarcação ligada a um bilionário israelense foi tomada por rebeldes houthis, o que foi inicialmente seguido pela detenção de seus autores por um navio da Marinha dos EUA.
Sputnik
A Marinha dos Estados Unidos deteve no domingo (26) um grupo de assaltantes armados que apreendeu um navio-tanque ligado a Israel na costa do Iêmen, de acordo com a agência norte-americana Associated Press (AP).
Eles tomaram no golfo de Aden o navio Central Park, de bandeira liberiana, administrado pela Zodiac Maritime, segundo a empresa, as Forças Armadas dos EUA e do Reino Unido, e a empresa de inteligência privada Ambrey, cita a AP. O navio da empresa sediada em Londres pertence ao Grupo Zodiac do bilionário israelense Eyal Ofer.
O Comando Central das Forças Armadas dos EUA comunicou na segunda-feira (27) que suas forças e aliados, incluindo o destróier de classe Arleigh Burke USS Mason, exigiram que os assaltantes armados liberassem a embarcação.
Panorama internacional
Petroleiro ligado a Israel é capturado supostamente 'por piratas' na costa do Iêmen, diz mídia
"Posteriormente, cinco indivíduos armados desembarcaram do navio e tentaram fugir em seu pequeno barco. O Mason perseguiu os agressores, o que resultou em sua rendição", relatou o Comando Central.
O Comando Central não identificou os agressores, mas disse que na manhã de segunda-feira (27) foram lançados dois mísseis de houthis do Iêmen, que aterrissaram a 18,5 km do USS Mason.
"Não houve danos ou ferimentos relatados em nenhuma das embarcações durante esse incidente", segundo o Comando Central.
A Zodiac Maritime informou em seguida que o navio e sua tripulação estavam ilesos.
Comentar