Notícias do Brasil

Avião com brasileiros repatriados decola do Egito rumo ao Brasil

Presidente Lula pretende recepcionar o grupo, que deve desembarcar na Base Aérea de Brasília por volta das 23h30.
Sputnik
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com o grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza decolou do Egito com destino ao Brasil na manhã desta segunda-feira (13). A previsão é que a aeronave chegue à Base Aérea de Brasília por volta das 23h30.
A bordo do avião estão 32 pessoas, sendo 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três familiares próximos. Inicialmente, o grupo contava com 34 pessoas, mas dois desistiram da repatriação, e optaram por permanecer na Faixa de Gaza.
No domingo (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o Ministério das Relações Exteriores e a FAB pelo trabalho realizado na operação Voltando em Paz, que retirou brasileiros de Israel e dos territórios palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.
Lula pretende recepcionar o grupo de repatriados na Base Aérea de Brasília, segundo informou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no domingo, em coletiva a jornalistas. O ministro, no entanto, ressaltou que a recepção depende da verificação de espaço na agenda do presidente. Vieira afirmou que o governo vai oferecer aos repatriados acesso a abrigos, emissão de documentos, permissão para trabalho e acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

"Na chegada ao Brasil, há todo um esquema de recepção e depois de contato com familiares e outras famílias de origem palestina que queiram recebê-los. Existe também a disponibilização de abrigos onde ficarão hospedados até o momento necessário", disse o ministro.

A operação Voltando em Paz repatriou 1.477 pessoas desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro. Foram repatriados 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana. A operação ainda trouxe 53 animais domésticos para o Brasil.
Panorama internacional
Em estado crítico, 5 bebês prematuros e 7 pacientes morrem em hospital da Faixa de Gaza
Comentar