Panorama internacional

Elon Musk dá conselho ao presidente ucraniano em meio à contraofensiva atolada (VÍDEO)

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, deve evitar o envio desnecessário de jovens ucranianos para serem massacrados no campo de batalha com a Rússia, disse o CEO da Tesla, Elon Musk.
Sputnik
Os comentários de Musk surgem em meio à contraofensiva fracassada de Kiev, que segundo Moscou já deixou dezenas de milhares de soldados ucranianos mortos.
Em entrevista com o podcaster dos EUA Lex Fridman divulgada na sexta-feira (10), o bilionário da tecnologia foi questionado se ele acreditava que Zelensky deveria conduzir negociações de paz com o presidente russo Vladimir Putin.
Musk não forneceu uma resposta direta, mas observou que "apenas recomendaria [que Zelensky] não envie a flor da juventude ucraniana para morrer em trincheiras", independentemente de ele comunicar com Putin ou não.
"Quem quer que for para a ofensiva perderá um grande número de pessoas e a história não será benevolente em relação a eles", acrescentou o empresário.
O dono da Tesla tem expressado em várias ocasiões sua opinião sobre o conflito entre Moscou e Kiev, observando em setembro que a contraofensiva ucraniana que começou no início de junho trouxe "tanta morte por tão pouco [ganho]."
A Rússia manifestou repetidamente a sua disponibilidade para negociações de paz, mas as autoridades de Kiev introduziram uma proibição das mesmas a nível legislativo. O Kremlin também observou que agora não existem pré-requisitos para que a situação transite em uma direção pacífica, e que alcançar os objetivos da operação especial continua a ser uma prioridade absoluta para Moscou.
Operação militar especial russa
Ucrânia 'só tem destino' de se render nos termos da Rússia, afirma ex-oficial de inteligência
Comentar