Panorama internacional

Passagem de Rafah é fechada em Gaza; saída dos brasileiros pode demorar ainda mais

Uma das poucas passagens que ainda estava funcionando, a passagem de Rafah, na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, foi fechada nesta quarta-feira (8) por motivos de segurança.
Sputnik
Populações civis de diversas nacionalidades, inclusive os brasileiros, que estão tentando sair da guerra em Gaza ficam temporariamente impedidos de sair da região.
Atualmente, Rafah é a única saída viável. A informação foi confirmada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Panorama internacional
'Brasileiros podem deixar Faixa de Gaza até o fim de semana', diz fonte à Sputnik Brasil

Embaixador de Israel no Brasil culpa o Hamas

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, disse nesta quarta-feira (8) que o atraso da repatriação dos brasileiros ao Brasil é culpa do Hamas.

"Apesar das declarações recentes, o Hamas é o único fator atrasando a saída dos brasileiros da Faixa de Gaza por seus próprios interesses", declarou o embaixador.

Panorama internacional
'Cheiramos muito fósforo branco, estão nos matando', diz brasileira em Gaza à Sputnik (VÍDEOS)
Durante o pronunciamento, o representante israelense no Brasil enfatizou que é preciso lembrar que Israel está em guerra total contra "uma organização terrorista que, repetidamente, espalha desinformação para criar terror".

Aguardando autorização

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse na última sexta-feira (3) que os brasileiros que aguardam o aval para deixar Gaza receberiam a liberação hoje (8). Conforme o chanceler brasileiro, a garantia veio de seu homólogo isralense, Eli Cohen.
De acordo com a Agência Brasil, os 34 brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Yunis e Rafah, que ficam próximos à fronteira com o Egito. Ainda conforme a mídia, o Itamaraty afirmou que o resgate vai compreender desde a saída dos cidadãos da Faixa de Gaza — oferecendo ônibus para transporte, alimentação e medicamentos — até o embarque no Aeroporto Internacional do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda os brasileiros.
Panorama internacional
Porta-voz do Exército israelense afirma que Hamas 'perdeu o controle' do norte de Gaza

Esforços do governo brasileiro

Na sexta-feira (3), uma nova lista com nomes de 571 estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza foi divulgada. Entre eles, nenhum brasileiro.
Desse total, 367 eram estadunidenses e outros 127 eram britânicos. Havia pessoas ainda da Alemanha, da Itália, da Indonésia e do México, informou a representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia.
Em resposta enviada à Sputnik Brasil, o Itamaraty sinalizou que brasileiros não entraram nessa leva, mas que o governo federal segue trabalhando para agilizar a saída deles da Faixa de Gaza.
Comentar