Operação militar especial russa

Guerra moderna: tecnologia dos 'tanques voadores' T-80BV da Rússia domina o campo de batalha

Os "tanques voadores" T-80BV da Rússia mostraram do que são feitos na zona de operação militar especial, disse à Sputnik um comandante de tanque do 1º Exército Blindado da Guarda do agrupamento de tropas Zapad (Oeste, em português), conhecido pelo codinome Pyaty (Quinto, em português).
Sputnik
O tanque de batalha principal T-80 foi desenvolvido como uma evolução do T-64A e entrou em serviço em 1976. A característica distintiva que o diferencia de outros modelos de tanques soviéticos é o uso de um motor de turbina a gás unificado, que lhe valeu o apelido de "voador".
"Trabalhamos juntos há cerca de quatro meses. Nosso veículo é o T-80BVM, a última modificação, justamente chamado de tanque 'sniper'. Teoricamente, ele pode atingir alvos a uma distância de cinco quilômetros, ou seja, pode 'disparar um projétil contra a aba de uma janela'", explicou o comandante.
Um soldado que atende pelo codinome Cap explicou que este tanque é chamado de "tanque voador" e teve um desempenho excelente em combate na zona de operação militar especial.
"É um 'passeio' fantástico, ele vai rápido e é chamado de 'tanque voador' devido ao seu potente motor de mais de 1.000 polegadas cúbicas de potência, daí o apelido. É equipado com tecnologia avançada que calcula de forma independente a temperatura do ar, condições climáticas, peso do projétil, vento e muito mais. Só falta localizar e disparar. Ninguém pode escapar disso", disse Cap.
A modificação mais moderna deste tanque é o T-80BVM, produzido pela Omsktransmash (uma subsidiária da UralVagonZavod, empresa russa de construção de máquinas localizada em Nizhny Tagil, Rússia) como resultado de uma grande reforma do T-80BV, que está em serviço desde 1985.
Esta última versão apresenta um motor GTD-1250 atualizado com 1.250 c.v. e é equipado com sistema modular de proteção dinâmica Relikt e grades anticumulativas. O peso de batalha do tanque é de 46 toneladas. Ao contrário dos seus análogos a diesel, este tanque consegue lidar com temperaturas tão baixas como 40 graus Celsius negativos e pode acelerar até 80 quilômetros por hora em linha reta.
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