Panorama internacional

'Israel se arrependerá de suas ações', diz ministro das Relações Exteriores do Irã

Durante entrevista à rede de televisão estadunidense Bloomberg, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, alertou a Washington e a Tel Aviv sobre a abertura de novas frentes no conflito israelo-palestino.
Sputnik
"Os EUA aconselham outros a mostrarem moderação, mas apoiaram totalmente Israel. Se os EUA continuarem o que têm feito até agora, então novas frentes se abrirão contra os EUA", disse Amir-Abdollahian.
Em sua opinião, o governo norte-americano deve decidir logo se quer que o conflito aumente ou não, ressaltando que o Irã ainda não enviou tropas para a Síria ou outros países do Oriente Médio.
Contudo, Amir-Abdollahian afirmou que a recente operação de Israel na Faixa de Gaza terá graves consequências.

"A abertura de novas frentes será inevitável, e isto forçará Israel a arrepender-se das suas ações. Tudo é possível, e qualquer frente pode ser aberta", disse o ministro.

O diplomata comentou também o recente ataque dos Estados Unidos à militantes ligados ao Irã na Síria. Segundo o governo estadunidense, estes seriam os responsáveis pelos ataques de drone a bases dos EUA em países do Oriente Médio. De acordo com Amir-Abdollahian, esses grupos estavam agindo por conta própria, e não sob ordens de Teerã.
Panorama internacional
EUA usam conflito em Israel para se expandir militarmente rumo ao mar Negro, alerta analista
Comentar