Panorama internacional

EUA realizam testes nucleares no mesmo dia que Rússia decide sobre tratado de não proliferação

Os Estados Unidos realizaram testes nucleares subterrâneos no estado de Nevada, onde historicamente costumam realizar essas ações. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, a explosão teve como objetivo "melhorar a capacidade do país de detectar explosões nucleares de baixo rendimento em todo o mundo".
Sputnik
Os testes americanos aconteceram no mesmo dia em que a Duma, casa baixa do Legislativo russo, adotou uma lei que revoga a ratificação do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT). A matéria agora seguirá para o Conselho da Federação, câmara alta do Parlamento, onde deve ser discutida no dia 25 de outubro.
"Para esta experiência [...] foram utilizados explosivos químicos de alta potência e traçadores de radioisótopos", acrescentou o órgão americano. A experiência foi supostamente conduzida "em apoio aos objetivos de não proliferação nuclear dos EUA" para reduzir as ameaças nucleares globais.
O CTBT foi assinado na ONU em 1996 . No entanto, vários países, incluindo os Estados Unidos, ainda não o ratificaram em seus Parlamentos, ao contrário da Rússia, que o fez em 2000. Ao mesmo tempo, os países que possuem armas nucleares assumiram compromissos voluntários de não realizar tais testes.
Em março, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sergei Ryabkov, observou que a situação em torno do CTBT causa preocupações crescentes devido às ações dos EUA, que realiza testes nucleares constantemente.
Em outubro, o o embaixador da Rússia em Washington, Anatoly Antonov afirmou: "Nós e a esmagadora maioria da comunidade internacional esperamos mais de um quarto de século que os EUA seguissem o nosso exemplo, mostrando-se uma potência nuclear responsável. As esperanças foram em vão."
Panorama internacional
'Rússia recorrerá a testes nucleares apenas se EUA os fizerem primeiro', diz diplomata russo na ONU
Comentar