Panorama internacional

Ataques às bases dos EUA no Oriente Médio 'são apenas o começo', prevê especialista

A presença militar dos EUA no Oriente Médio deverá ser abandonada em meio à insatisfação dos países da região com seu papel, de acordo com um especialista militar.
Sputnik
Nesta última semana, em meio à guerra entre Israel e o Hamas, ocorreu uma série de ataques a bases militares dos EUA no Oriente Médio.
Ali Maksud, especialista sírio em questões estratégicas militares, comentou a situação à Sputnik.

"Os ataques às bases dos EUA [na Síria] estão sendo realizados em paralelo com os ataques às suas bases no Iraque. Houve também um ataque a um oleoduto americano na Síria. Além disso, um destróier americano interceptou vários mísseis na costa do Iêmen", lembrou.

Na sua opinião, "tudo isso mostra que a região está se unindo contra um inimigo comum na pessoa de Washington. Agora, a unidade de abordagens e métodos usados por vários movimentos de resistência está sendo comprovada por ações".
Panorama internacional
Ataques às forças dos EUA no Oriente Médio pressionam Washington, diz mídia
"Acho que os ataques às bases americanas são apenas o começo, e provavelmente o número de ataques desse tipo só aumentará no futuro. O objetivo final é claro: eliminar todas as bases dos EUA na região e eliminar a presença militar de Washington", crê Maskud.

"[…] O que está acontecendo agora na Palestina, no Líbano e na Síria não é apenas o trabalho da entidade sionista [Israel], mas também dos EUA, que estão envenenando toda a região com suas políticas", comentou, acrescentando que a administração Joe Biden está alarmada devido à operação terrestre de Israel na Faixa de Gaza estar sendo questionada.

Ao mesmo tempo, o especialista apontou que se Washington intervir diretamente, isso terá consequências ainda maiores e mais devastadoras.
Comentar