Panorama internacional

Ex-ministro da Defesa de Israel afirma que conflito com Hamas pode se alongar por muito tempo

O ex-ministro da Defesa de Israel e atual membro do governo de emergência do país, Benny Gantz, acredita que a guerra com o Hamas poderá durar meses, e não exclui a possibilidade de abertura de uma frente ao norte neste confronto.
Sputnik
A fala de Gantz ocorreu no funeral do chefe do conselho regional Shaar HaNegev no Distrito Sul de Israel, Ophir Liebstein, que morreu durante os combates com o Hamas.

"Vai levar muito tempo. A guerra no sul, e se necessário no norte ou em outro lugar, pode levar meses, e a reconstrução levará anos", afirmou Gantz.

Ele acrescentou que o objetivo de Israel não é apenas derrotar o Hamas, mas também garantir que "o sul se tornará 100% um paraíso". "Somente quando [a reconstrução] estiver concluída é que venceremos", disse Gantz, segundo o Times of Israel.
O número de vítimas na Faixa de Gaza atingiu 3.478 pessoas, e o número de mortes israelenses ultrapassou mil. Milhares de israelenses e palestinos ficaram feridos. Países como Rússia e Brasil têm pedido às duas partes em conflito que cheguem a um cessar-fogo e retornem à mesa de negociações.
O conflito israelo-palestiniano, relacionado aos interesses territoriais das partes, tem sido uma fonte de tensão e de combates na região há muitas décadas. Uma decisão da ONU com papel ativo da URSS em 1947 determinou a criação de dois estados - Israel e Palestina, mas apenas o israelense foi criado.
Panorama internacional
Ministro de Israel diz que únicas coisas que devem ser enviadas à Gaza são 'toneladas de explosivos'
Comentar