Panorama internacional

Ministro de Cuba: EUA são 'cúmplices' de crimes de Israel na Palestina

Ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez definiu os Estados Unidos como "cúmplices" do que chama de crimes de Israel contra a Palestina e pediu um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Sputnik
Rodríguez também condenou o veto dos estadunidenses à proposta de resolução do Brasil apresentada no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que previa ajuda humanitária a Gaza.
Ele mencionou o histórico de decisões contrárias, por parte dos americanos, a resoluções concernentes ao Oriente Médio.
Panorama internacional
Rússia considera o veto dos EUA à resolução do Brasil no CSNU um fracasso da política externa
Dessa forma, Cuba reivindica o direito dos palestinos de constituir seu próprio Estado independente.
Segundo o ministro, que apelou aos EUA para que o país deixasse de paralisar o Conselho de Segurança, uma invasão terrestre de Gaza teria consequências imprevisíveis.

Guerra entre Israel e Hamas

A Faixa de Gaza enfrenta nova escalada de violência desencadeada pelo ataque do grupo Hamas a Israel, que contra-atacou empregando bombardeios e um cerco total. O governo israelense informou que daria "sinal verde" para a entrada das Forças de Defesa de Israel (FDI) em território palestino.
Desde 7 de outubro, quando o Hamas atacou o território de Israel, milhares de pessoas morreram no conflito, que se estende desde 1948, quando a ONU propôs a criação do Estado israelense.
Comentar