Panorama internacional

China: mais de 20 chefes de Estado confirmam presença no 3º Fórum do Cinturão e Rota

A iniciativa tem como foco melhorar as relações comerciais entre Ásia, Europa e África, através da construção de portos, ferrovias, aeroportos e parques industriais.
Sputnik
Dezenas de líderes de países de mercados emergentes estão sendo esperados, a partir da próxima terça-feira (17), no Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, em Pequim, China, promovido pelo presidente Xi Jinping.
Esta é a terceira edição do evento, que já foi realizado em 2017 e 2019.
Mais de 20 chefes de Estado e 30 representantes de entidades internacionais já confirmaram presença, segundo as autoridades chinesas.
Entre as presenças confirmadas na abertura do evento estão as dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e do Chile, Gabriel Boric, e a do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
De acordo com o assessor presidencial Yuri Ushakov, Putin se reunirá com Xi Jinping, com os presidentes de Laos, Vietnã e Mongólia e com o primeiro-ministro da Tailândia para discutir laços bilaterais.
Panorama internacional
China contra o 'fim da história': 10 anos do Cinturão e Rota colocam em xeque supremacia do Ocidente
Com o tema "Cooperação de Alta Qualidade na Rota da Seda: Juntos pelo Desenvolvimento Comum e Prosperidade", o encontro abordará o projeto inspirado na Rota da Seda, antiga rede de rotas comerciais que se estendeu pelos continentes asiático e europeu por cerca de 1.400 anos, até meados do século XV.
A iniciativa visa incrementar as relações comerciais entre a Ásia, a Europa e a África, através da construção de portos, ferrovias, aeroportos e parques industriais.
Até junho, mais de 150 nações haviam assinado pactos de cooperação com a China. O fórum incluirá três subfóruns sobre conectividade, desenvolvimento sustentável e economia digital.
Comentar