- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China: mais de 20 chefes de Estado confirmam presença no 3º Fórum do Cinturão e Rota

© AP Photo / Thomas Peter/PoolBandeira russa em frente à Assembleia Popular, em Pequim, China
Bandeira russa em frente à Assembleia Popular, em Pequim, China - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Nos siga no
A iniciativa tem como foco melhorar as relações comerciais entre Ásia, Europa e África, através da construção de portos, ferrovias, aeroportos e parques industriais.
Dezenas de líderes de países de mercados emergentes estão sendo esperados, a partir da próxima terça-feira (17), no Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, em Pequim, China, promovido pelo presidente Xi Jinping.
Esta é a terceira edição do evento, que já foi realizado em 2017 e 2019.
Mais de 20 chefes de Estado e 30 representantes de entidades internacionais já confirmaram presença, segundo as autoridades chinesas.
Entre as presenças confirmadas na abertura do evento estão as dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e do Chile, Gabriel Boric, e a do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
De acordo com o assessor presidencial Yuri Ushakov, Putin se reunirá com Xi Jinping, com os presidentes de Laos, Vietnã e Mongólia e com o primeiro-ministro da Tailândia para discutir laços bilaterais.
O presidente chinês, Xi Jinping, fala com o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa (à esquerda), durante a Cúpula do Fórum de Cooperação China-África em Pequim 2018. Os empréstimos da China a países pobres da África e da Ásia impõem condições de sigilo e reembolso incomuns que estão prejudicando sua capacidade de renegociar dívidas após a pandemia do coronavírus - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
China contra o 'fim da história': 10 anos do Cinturão e Rota colocam em xeque supremacia do Ocidente
Com o tema "Cooperação de Alta Qualidade na Rota da Seda: Juntos pelo Desenvolvimento Comum e Prosperidade", o encontro abordará o projeto inspirado na Rota da Seda, antiga rede de rotas comerciais que se estendeu pelos continentes asiático e europeu por cerca de 1.400 anos, até meados do século XV.
A iniciativa visa incrementar as relações comerciais entre a Ásia, a Europa e a África, através da construção de portos, ferrovias, aeroportos e parques industriais.
Até junho, mais de 150 nações haviam assinado pactos de cooperação com a China. O fórum incluirá três subfóruns sobre conectividade, desenvolvimento sustentável e economia digital.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала