Ciência e sociedade

Escultura de serpente asteca colorida é desenterrada bem no centro na Cidade do México (FOTOS)

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México descobriram uma serpente pintada na capital do Império Asteca de Tenochtitlán.
Sputnik
Tenochtitlán estava situada em uma ilhota elevada no lado ocidental do lago Texcoco, que é agora a parte histórica da atual Cidade do México.
Escavações recentes na antiga Escola de Jurisprudência da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), localizada no centro histórico da Cidade do México, descobriram uma serpente asteca esculpida a uma profundidade de 4,5 metros abaixo do nível atual da rua.
A escultura mede 1,8 metro de comprimento por um metro de altura, que segundo os pesquisadores foi encontrada fora do seu contexto original, juntamente com numerosos elementos arquitetônicos.
Escultura de serpente asteca colorida é desenterrada bem no centro na Cidade do México
Devido às condições no solo, os traços de estuque e policromia de pigmentos ocre, vermelho, azul, preto e branco sobreviveram, que cobrem mais de 80% da escultura.
Os pesquisadores usaram uma câmara da umidade para estabilizar os pigmentos, que submeterão métodos mais sofisticados da preservação em 2024.
Escultura de serpente asteca colorida é desenterrada bem no centro na Cidade do México
Barajas Rocha, que liderou o trabalho de conservação das cores, explicou que o processo é crucial para a preservação da policromia, uma vez que "esses pigmentos, que representam um exemplo típico da paleta de cores que os mexicanos usavam para decorar suas imagens de culto e seus templos, são extremamente frágeis devido aos materiais minerais e vegetais dos quais foram obtidos".
Escultura de serpente asteca colorida é desenterrada bem no centro na Cidade do México
Comentar