Ciência e sociedade

Hackers tornaram vulneráveis todos os aplicativos de mensagens e smartphones, diz CEO da Kaspersky

A insegurança diante de ataques cibernéticos está aumentando devido ao crescimento de "profissionalismo" de quem ataca em comparação com o nível de defesa contra eles.
Sputnik
Toda a infraestrutura mundial usa sistemas operacionais inseguros, seu nível de segurança é insuficiente para confrontar a complexidade dos ataques, concluiu o chefe da russa Kaspersky Lab em uma entrevista à Sputnik.
"O problema é que toda a infraestrutura do mundo, realmente toda, é construída sobre sistemas operacionais inseguros. Há 'buracos' tanto nos sistemas operacionais quanto nos aplicativos, e isso se aplica não apenas a gadgets, computadores, mas também a carros, fábricas e usinas de energia", comentou Yevgeny Kaspersky.
De acordo com ele, a situação dos ataques cibernéticos no mundo já está se tornando crítica, "porque o nível de segurança da infraestrutura é muito menor do que o profissionalismo dos atacantes".
Ele notou que todos os sistemas de mensagens rápidas, incluindo o WhatsApp, e todos os sistemas operacionais, incluindo Android e iOS, também são inseguros, mas a vulnerabilidade da infraestrutura crítica o preocupa mais.
"O que me preocupa muito mais é a segurança industrial, que é o foco principal, a principal dor de cabeça. Porque se alguém hackear o WhatsApp global, sim, haverá danos, será muito desagradável, mas não é comparável a atingir a infraestrutura crítica em alguma região", explicou Kaspersky.
Ciência e sociedade
China proíbe uso do iPhone no trabalho por funcionários públicos como medida contra EUA, diz mídia
Comentar