Operação militar especial russa

Exército russo recebe 1º lote de obuseiros modernizados 2S19 Msta-S, informa Rostec

As Forças Armadas da Federação da Rússia receberam o primeiro lote de novos obuseiros modernizados 2S19M2 Msta-S, informou o serviço de imprensa do consórcio russo Rostec aos jornalistas na quinta-feira (21).
Sputnik

"O obuseiro Msta-S melhorado pode funcionar no modo de 'ataque de fogo', tem características táticas e técnicas únicas, entre as quais a mobilidade, alta cadência de fogo e capacidade de disparar diferentes tipos de projéteis", observa-se no comunicado.

Assim, de acordo com Rostec, os obuseiros Msta-S modernizados estão equipados com um sistema de controle de fogo e pontaria automatizado atualizado (ASUNO-M, na sigla em russo) com características de precisão aprimoradas e a capacidade de exibir um mapa eletrônico do terreno.
Este sistema proporciona a execução de manobra antifogo com determinação independente das coordenadas atuais e o cálculo automático dos parâmetros de disparo a partir de posições encobertas. A pontaria da peça e sua recuperação após o disparo são automáticas.
Fogo direto também é possível, inclusive em áreas montanhosas. Além disso, a visibilidade do Msta-S ao radar e nas faixas térmicas e ópticas foi reduzida.

"Ele agora pode operar no modo de 'ataque de fogo' e atingir o alvo simultaneamente com vários projéteis em diferentes trajetórias. Isso reduz o tempo de permanência na posição de disparo e permite evitar rapidamente o ataque de resposta", observa a empresa estatal russa Rostec.

Os veículos de combate também são equipados com mecanismos do sistema de carregamento modernizados, em que a cadência de tiro de precisão com o uso da munição disponível atinge dez disparos por minuto.
Além disso, o novo Msta-S recebeu uma unidade de energia autônoma com ar condicionado, graças ao qual as condições de habitabilidade da tripulação foram melhoradas.
O obuseiro de calibre 152 mm 2S19M2 Msta-S se destina à destruição e supressão de baterias de morteiros de artilharia, tanques, meios antitanque, de fogo e eletrônicos, veículos blindados, postos de comando, meios de defesa antiaérea e antimíssil, destruição de estruturas defensivas de campo e interdição de manobras das reservas de infantaria e de tanques.
Comentar