Panorama internacional

Sérvia acolhe congresso para avaliar vantagens de adesão aо BRICS

O Movimento Socialista da Sérvia planeja realizar um congresso no outono europeu com a participação de especialistas sérvios e representantes de países-membros para se familiarizarem com as condições e os benefícios da adesão ao BRICS, disse o vice-presidente do movimento e deputado do parlamento sérvio, Bojan Torbica, à Sputnik.
Sputnik
O líder do movimento e chefe dos Serviços de Informações sérvio, Aleksandar Vulin, sempre sugeriu que os cidadãos sérvios eventualmente fossem a um referendo e dissessem se queriam fazer parte da União Europeia (UE) ou do BRICS, lembrou Bojan Torbica.
O público sérvio não está suficientemente informado sobre o que realmente é o BRICS, de acordo com Torbica.
"Escrevemos uma resolução propondo o reconhecimento de que o caminho europeu chegou a um beco sem saída, o que é óbvio. Durante 20 anos, a Sérvia e seus cidadãos foram enganados quanto à possibilidade de se tornarem parte da UE, mas vemos que não, nenhum Estado aderiu há dez anos. Na última cúpula, foi dito que a UE deveria estar preparada para aceitar novos membros somente até 2030", disse o deputado do parlamento sérvio.
А adesão ao BRICS é uma alternativa que está ganhando força a cada dia. Essa associação inclui países que tradicionalmente têm sido amigos da Iugoslávia e da Sérvia; nenhum dos países fundadores do BRICS reconheceu a independência do Kosovo, acrescentou ele.
Panorama internacional
Economista: BRICS pode criar alternativa viável ao dólar, enquanto moeda dos EUA será destronada
Сhegou a hora de o público sérvio aprender com ajuda dos especialistas o que é o BRICS, quais são as hipóteses de Belgrado aderir, quais são as vantagens e as desvantagens da organização, de acordo com a liderança do Movimento Socialista.

"Empurrar a Sérvia para a UE contra a vontade de uma grande parte dos cidadãos não trouxe resultados. Não estou certo de que mais de 20% dos cidadãos apoiem a integração europeia neste momento", acrescentou o deputado do parlamento sérvio.

Os sérvios sentiram ao máximo as sanções ocidentais impostas contra a Rússia, enquanto os habitantes de Cuba estão sob essas sanções há 70 anos, segundo ele.
No final de agosto, o Movimento Socialista apresentou um projeto de resolução ao parlamento sérvio sobre a necessidade de abrir um amplo diálogo público sobre o tema da adesão ao BRICS como uma alternativa ao caminho europeu. Espera-se que o comitê de perfil da Assembleia Nacional comece a analisar o documento no dia 20 de setembro.
Comentar