- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sérvia acolhe congresso para avaliar vantagens de adesão aо BRICS

© SputnikNesta foto divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, os participantes participam de uma reunião durante a 15ª Cúpula do BRICS no Centro de Convenções Sandton, em Joanesburgo, África do Sul
Nesta foto divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, os participantes participam de uma reunião durante a 15ª Cúpula do BRICS no Centro de Convenções Sandton, em Joanesburgo, África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2023
Nos siga no
O Movimento Socialista da Sérvia planeja realizar um congresso no outono europeu com a participação de especialistas sérvios e representantes de países-membros para se familiarizarem com as condições e os benefícios da adesão ao BRICS, disse o vice-presidente do movimento e deputado do parlamento sérvio, Bojan Torbica, à Sputnik.
O líder do movimento e chefe dos Serviços de Informações sérvio, Aleksandar Vulin, sempre sugeriu que os cidadãos sérvios eventualmente fossem a um referendo e dissessem se queriam fazer parte da União Europeia (UE) ou do BRICS, lembrou Bojan Torbica.
O público sérvio não está suficientemente informado sobre o que realmente é o BRICS, de acordo com Torbica.
"Escrevemos uma resolução propondo o reconhecimento de que o caminho europeu chegou a um beco sem saída, o que é óbvio. Durante 20 anos, a Sérvia e seus cidadãos foram enganados quanto à possibilidade de se tornarem parte da UE, mas vemos que não, nenhum Estado aderiu há dez anos. Na última cúpula, foi dito que a UE deveria estar preparada para aceitar novos membros somente até 2030", disse o deputado do parlamento sérvio.
А adesão ao BRICS é uma alternativa que está ganhando força a cada dia. Essa associação inclui países que tradicionalmente têm sido amigos da Iugoslávia e da Sérvia; nenhum dos países fundadores do BRICS reconheceu a independência do Kosovo, acrescentou ele.
Notas de dólar norte-americano (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2023
Panorama internacional
Economista: BRICS pode criar alternativa viável ao dólar, enquanto moeda dos EUA será destronada
Сhegou a hora de o público sérvio aprender com ajuda dos especialistas o que é o BRICS, quais são as hipóteses de Belgrado aderir, quais são as vantagens e as desvantagens da organização, de acordo com a liderança do Movimento Socialista.

"Empurrar a Sérvia para a UE contra a vontade de uma grande parte dos cidadãos não trouxe resultados. Não estou certo de que mais de 20% dos cidadãos apoiem a integração europeia neste momento", acrescentou o deputado do parlamento sérvio.

Os sérvios sentiram ao máximo as sanções ocidentais impostas contra a Rússia, enquanto os habitantes de Cuba estão sob essas sanções há 70 anos, segundo ele.
No final de agosto, o Movimento Socialista apresentou um projeto de resolução ao parlamento sérvio sobre a necessidade de abrir um amplo diálogo público sobre o tema da adesão ao BRICS como uma alternativa ao caminho europeu. Espera-se que o comitê de perfil da Assembleia Nacional comece a analisar o documento no dia 20 de setembro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала