Panorama internacional

Atrito entre Polônia e Belarus não justifica invocar defesa coletiva da OTAN, dizem Estados Unidos

Varsóvia tem enviado tropas para fronteira com Belarus e elevou o tom acusando Minsk de violar o espaço aéreo.
Sputnik
Nesta quarta-feira (2), a Polônia enviou mais tropas para a fronteira com Belarus após acusar o país de invadir seu espaço aéreo, aumentando ainda mais as tensões na região.
O Ministério da Defesa da Polônia disse em nota que irá enviar tropas adicionais e helicópteros de combate para a fronteira com Belarus, que nega qualquer violação do espaço aéreo polonês, segundo o jornal Valor Econômico. A pasta acusou Minsk de violar seu espaço aéreo com dois helicópteros.
Varsóvia disse ainda que está em contato com a OTAN sobre as violações. Entretanto, os Estados Unidos disseram hoje (2) que não consideram que a Aliança Atlântica esteja diante de um cenário em que deva invocar seu Artigo 5 de defesa coletiva.
"Existe um processo para os países da OTAN invocarem o Artigo 5. Não estamos nesse estágio", disse hoje (2) o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller.
O Artigo 5 da OTAN estabelece que uma ofensiva contra qualquer país-membro será considerada um ataque contra toda a aliança, podendo a aliança tomar as medidas que julgar necessárias.
Por sua vez, o Ministério da Defesa belarusso respondeu que Minsk forneceu a Varsóvia dados objetivos de controle aéreo indicando a ausência de fundamentos para as acusações polonesas.
Panorama internacional
Polônia move 1.000 soldados para a fronteira com Belarus em meio a temores de segurança (FOTOS)
Comentar