Panorama internacional

Autoridades sul-africanas não convidam Macron para cúpula do BRICS apesar de seu pedido, diz mídia

O presidente francês Emmanuel Macron, que havia pedido às autoridades sul-africanas para estar presente na cúpula do BRICS em agosto, não foi convidado a participar, informou o portal local News24.
Sputnik
Anteriormente, a publicação francesa l'Opinion informou que Macron pediu ao presidente sul-africano Cyril Ramaphosa para participar da cúpula do BRICS em Joanesburgo em agosto. Este pedido teria surpreendido Ramaphosa.
De acordo com uma fonte informada, a África do Sul não respondeu se está preparada para permitir que outros líderes internacionais participem do evento. Um porta-voz do presidente sul-africano disse mais tarde à Sputnik que não tinha conhecimento do pedido de Macron para estar na cúpula do BRICS como convidado.
Por sua vez, a chanceler francesa Catherine Colonna disse mais tarde que a participação de Macron na cúpula do BRICS seria "uma boa ideia".

"70 convites já foram enviados aos líderes mundiais do Sul Global. No entanto, os países ocidentais como os EUA, o Reino Unido e a França não foram convidados. Apesar do seu pedido, o presidente francês, Emmanuel Macron não recebeu convite", observa-se no artigo.

Na quarta-feira (19), o gabinete do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa confirmou que a cúpula será realizada de 22 a 24 de agosto e Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, representará a Rússia.
Além do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, os presentes da China, Xi Jinping, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, bem como o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, participarão do evento.
Panorama internacional
Gabinete do presidente sul-africano: Rússia será representada por Lavrov na Cúpula do BRICS
Comentar