Operação militar especial russa

Ucrânia perde quase todas as oportunidades de sucesso na contraofensiva, diz mídia

A contraofensiva ucraniana tem sido extremamente lenta, e a possibilidade de um resultado positivo para o país quase se perdeu, informa o canal americano CNBC.
Sputnik

"A ofensiva devia consistir de dois estágios. O objetivo do primeiro era identificar as fraquezas da Rússia, o segundo seria um avanço poderoso. Eles [forças ucranianas] ainda estão no primeiro estágio, que dura mais do que eles planejavam", disse especialista militar e ex-diretor-geral do Instituto Real de Serviços Unidos Michael Clarke à CNBC.

O analista também observou que se a primeira etapa durar ainda mais a Ucrânia não terá tempo antes de começarem as condições climáticas adversas.
Outros especialistas militares observam que a Rússia reforçou suas posições através de cercas antitanque, campos minados, trincheiras, artilharia, helicópteros e drones. Tudo isso cria obstáculos intransponíveis para a Ucrânia.
A magnitude das dificuldades enfrentadas pelas Forças Armadas da Ucrânia ficou clara quando o sucesso do pequeno avanço na frente sul começou a desaparecer.

"Os ucranianos declaram que avançaram 500 metros. Na realidade o que estamos vendo é uma batalha muito dura no território controlado pela Ucrânia", apontou outro especialista militar, Konrad Muzyka.

Por sua vez, no contexto da falta de sucesso da contraofensiva, a mídia ocidental observou que Kiev parou de jogar grandes unidades e equipamentos ocidentais na batalha, e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, expressou a opinião de que a ofensiva ucraniana não será momentânea, mas decorrerá "por muitos mais meses".
Panorama internacional
Putin: mercenários e equipamentos estrangeiros não ajudam Kiev a quebrar frente do Exército russo
Comentar