Panorama internacional

Washington discute fornecimento de mísseis de longo alcance ATACMS para Kiev, diz mídia

Autoridades da Casa Branca estão discutindo secretamente a possibilidade de entregar a Kiev mísseis de longo alcance ATACMS, reservados para operações dos EUA em outras regiões, informou o The New York Times citando fontes.
Sputnik

"Dois funcionários americanos e um funcionário europeu descreveram debates secretos dentro da administração Biden sobre se devem enviar [à Ucrânia] pelo menos alguns mísseis guiados da classe terra-terra que estão reservados para outras ameaças à segurança", observa o artigo.

Trata-se de mísseis táticos ATACMS, capazes de atingir alvos no território da Crimeia. Afirma-se que Kiev "está há muito tempo ansioso por obter" tais armas, mas o Pentágono acredita que a Ucrânia "não precisa delas agora".
Aponta-se também que o alcance desses mísseis é de cerca de 305 quilômetros, o que é cerca de 64 quilômetros mais que o dos mísseis Storm Shadow, que são fornecidos a Kiev pela França e pelo Reino Unido.
De acordo com a publicação, representantes dos militares dos EUA alertaram que seu arsenal de mísseis de longo alcance ATACMS é relativamente pequeno. Esses mísseis são usados em outras áreas, incluindo a península coreana, e por isso sua transferência para a Ucrânia comprometeria a prontidão de combate dos EUA em outras regiões.
Anteriormente, Washington anunciou por mais de uma vez, em resposta aos pedidos para entregar à Ucrânia mísseis ATACMS de longo alcance, que tais entregas permitiriam ataques contra o interior da Rússia, o que a administração dos EUA não quer categoricamente.
Panorama internacional
França decide fornecer à Ucrânia mísseis de longo alcance para apoiar a ofensiva, diz Macron
Comentar