Panorama internacional

Netanyahu explica por que Israel é contra a transferência de sistema Cúpula de Ferro à Ucrânia

Israel não pode permitir que os EUA entreguem o sistema de defesa antimíssil Cúpula de Ferro a Kiev, uma vez que têm receio de que, assim como outras armas israelenses, pode cair nas mãos do Irã, declarou o premiê israelense Benjamin Netanyahu em entrevista ao The Wall Street Journal.
Sputnik
"Se este sistema cair nas mãos iranianas, milhões de israelenses ficarão indefesos e em perigo", disse o primeiro-ministro.
Segundo aponta o jornal, Netanyahu rejeitou os apelos de alguns legisladores de Washington e funcionários ucranianos para se juntar aos esforços do Ocidente para armar a Ucrânia.

"Temos receios que acho que nenhum dos aliados ocidentais da Ucrânia tem", observou ele. Netanyahu afirmou que ele necessita garantir a Israel "liberdade de ação" na Síria.

Como observa a mídia, o embaixador da Ucrânia em Israel chamou os receios de que as armas caiam nas mãos do Irã de "suposições completamente fictícias e especulativas".
Panorama internacional
Israel teme que armas fornecidas à Ucrânia acabem no Oriente Médio, segundo mídia
Cúpula de Ferro corresponde a um sistema antimíssil criado pela empresa israelense Rafael. Está em serviço nas Forças de Defesa de Israel desde 2011.
Comentar