Panorama internacional

KGB de Belarus avisa de tentativa de invasão armada pelo Ocidente

O serviço secreto do país detalhou o que disse serem planos por países ocidentais de atacar Belarus, citando supostos preparativos em países como a Polônia, Lituânia e a Ucrânia.
Sputnik
A Belarus dispõe de informações sobre a preparação de terroristas no exterior para uma invasão armada do país, anunciou no domingo (25) Konstantin Bychek, vice-chefe do Departamento de Investigação do Comitê de Segurança do Estado (KGB, na sigla em russo) belarusso.
"O KGB registra essas manifestações terroristas. Estamos prontos para esses desafios. Medidas apropriadas estão sendo tomadas conforme instruções do chefe de Estado. Os terroristas fugitivos e o Ocidente coletivo que está por trás deles não têm chance. Temos capacidade suficiente para neutralizar a ameaça atempadamente", disse ele em declarações ao canal belarusso Belarus 1.
Segundo Bychek, o treinamento de criminosos está sendo feito em unidades especiais e formações armadas.
Panorama internacional
Comitê de Segurança de Belarus: Ocidente pressiona Moscou e Minsk por desejar o domínio mundial
"Na Polônia é o Grom, na Lituânia é a União de Fuzileiros Lituanos, na Ucrânia é o Serviço de Segurança da Ucrânia e as unidades de inteligência militar ucranianas", detalhou o funcionário.
Os combatentes são então "colocados em ação" no campo de batalha no sudeste da Ucrânia, se tornando então instrutores, preparam ataques terroristas e desenvolvem planos para invadir Belarus, acrescentou.
Bychek afirmou que o KGB conhece as identidades dos funcionários dos serviços especiais que treinam terroristas, e também as entidades que financiam suas atividades.
Comentar