Operação militar especial russa

Suécia vai treinar pilotos ucranianos em caças JAS 39 Gripen como parte do pacote de ajuda a Kiev

O governo sueco decidiu alocar o seu 12º pacote de ajuda a Kiev no valor de 250 milhões de coroas suecas (R$ 114,3 milhões), que inclui o treinamento de pilotos ucranianos em caças suecos JAS Gripen.
Sputnik
O comunicado diz que as Forças Armadas suecas realizarão um "treinamento de familiarização" para os pilotos ucranianos em caças JAS 39 Gripen.
O novo pacote envolve também a criação de centros de logística e manutenção para equipamentos antes transferidos para Kiev.
Esses centros serão implantados "perto da Ucrânia", particularmente na Polônia, e gerenciados por 60 militares das Forças Armadas suecas, informou o jornal sueco Svenska Dagbladet.

"O governo [sueco] deu sua aprovação para permitir que até 60 militares das Forças Armadas participem da criação de centros de logística e manutenção [de equipamentos] perto da Ucrânia, por exemplo, na Polônia", diz a publicação.

De acordo com o jornal, nestes centros será feita a manutenção e o reparo dos equipamentos militares suecos que foram entregues anteriormente à Ucrânia.
Operação militar especial russa
Relatos de armas suecas no ataque frustrado de Kiev à Rússia levantam dúvidas sobre ajuda ao país
A Suécia já entregou 50 BMPs Strf 90, tanques Leopard, peças de artilharia Archer e sistemas de defesa aérea RBS 70, diz o jornal. O número exato de tanques não foi especificado.

"É claro que é importante que os equipamentos de defesa que enviamos também possam ser usados e tenham efeito operacional", disse o ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson.

Em março, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que a Suécia havia alocado dez tanques Leopard de fabricação alemã para a Ucrânia e que a Noruega tinha destinado dois sistemas de defesa aérea NASAMS.
Comentar